Educação

A importância da prática e da pesquisa na formação do biomédico

6 de novembro de 2025

Última atualização: 6 de novembro de 2025

3 min

A importância da prática e da pesquisa na formação do biomédico

A prática e a pesquisa são pilares essenciais e indissociáveis na formação do biomédico, uma vez que constroem a ponte entre o conhecimento teórico e a atuação profissional no mercado de trabalho. Essas competências preparam o estudante para se tornar um profissional crítico e eficaz, obtendo capacidade para atuar em diversas áreas da saúde e da ciência.

Vamos abordar como cada uma dessas áreas contribui para a formação em Biomedicina:


Prática

A experiência prática é crucial para adquirir as competências técnicas necessárias para o exercício da profissão. É através dela que o aluno consegue aplicar os conceitos teóricos das disciplinas estudadas em situações reais, o que permite uma maior compreensão do assunto e solidifica o aprendizado.

Ela também é responsável pelo ganho de experiência de mercado e preparo dos futuros profissionais para os desafios e as demandas do dia a dia de trabalho. A prática coloca o estudante diante de problemas reais, estimulando a flexibilidade e a análise crítica para a tomada de decisões eficazes e assertivas.

Para além da resolução de problemas, a autonomia e o senso crítico são outras capacidades adquiridas por essa vivência. Desde aulas em laboratórios, projetos de extensão e até mesmo estágios supervisionados, o contato com a realidade permite o desenvolvimento de habilidades manuais e técnicas precisas para a profissão.

As experiências laboratoriais, hospitalares ou clínicas também são fundamentais para a identificação das áreas de interesse do aluno, além de seus pontos fracos e fortes. É a partir dessas práticas que os futuros biomédicos constroem suas redes de relacionamento e vivenciam a rotina da profissão, elementos essenciais para o sucesso em suas trajetórias acadêmicas e no mercado de trabalho.

Pesquisa

A pesquisa científica está no DNA do curso de Biomedicina e é parte indispensável para o avanço da saúde e o desenvolvimento de novos diagnósticos e tratamentos. É por meio dela que novas vacinas, medicamentos, protocolos e tecnologias são desenvolvidos.

Além disso, a pesquisa permite a compreensão das causas, efeitos e mecanismos das doenças humanas, exigindo um estudo aprofundado para que seu combate seja realmente eficaz. É por meio dela que se consolida a base para a inovação e o avanço contínuo da ciência biomédica.

A pesquisa acadêmica também estimula a curiosidade, a análise crítica e a busca por evidências científicas sólidas para fundamentar as tomadas de decisões relacionadas à saúde.

O envolvimento em projetos de iniciação científica e a elaboração de trabalhos acadêmicos enriquecem o currículo e abrem portas para programas de pós-graduação, como mestrado ou doutorado, e cargos de destaque em instituições de pesquisa públicas e privadas.

Venha estudar na Faculdade Serra Dourada

A integração entre a prática laboratorial e a pesquisa científica na formação do biomédico é indispensável para preparar profissionais completos e competentes para atuar com excelência na ciência e contribuir significativamente para a saúde da sociedade.

Faça a sua graduação em Biomedicina na Faculdade Serra Dourada e tenha acesso a experiências práticas em laboratórios, hospitais e clínicas que preparam você para os desafios do mercado e para uma formação comprometida com o avanço da saúde e da ciência.



Giovanna Bruzzi
Giovanna Bruzzi