Social

Como a nutrição influencia a saúde do corpo e o bem-estar emocional?

17 de dezembro de 2025

Última atualização: 17 de dezembro de 2025

3 min

Como a nutrição influencia a saúde do corpo e o bem-estar emocional?

A nutrição é uma área importante da saúde que impacta em diversos aspectos do corpo humano, inclusive regulações emocionais. É através de uma dieta equilibrada, rica em alimentos naturais e variados que o corpo é capaz de funcionar corretamente. Nesse sentido, os profissionais experientes na área são responsáveis por assegurar que os seus pacientes desfrutem de uma alimentação nutritiva e de qualidade.

O conhecimento adquirido por nutricionistas em toda a graduação contribui para o entendimento sobre como os alimentos interagem com nosso corpo, proporcionando saúde e bem-estar. Por isso, eles desempenham um papel fundamental na promoção de hábitos alimentares saudáveis, na prevenção de doenças e na melhoria da qualidade de vida da população.


Como a nutrição age no corpo humano?

O corpo humano precisa de energia para realizar todas as suas funções e a ingestão de nutrientes como vitaminas, minerais, proteínas, carboidratos e gorduras boas garantem energia, crescimento, reparo dos tecidos e equilíbrio metabólico.

Além disso, a boa nutrição contribui para reduzir o risco de obesidade, diabetes, hipertensão, doenças cardiovasculares e distúrbios gastrointestinais. Uma dieta rica em fibras e ômega-3, por exemplo, ajuda a reduzir os níveis de colesterol e a manter a saúde do coração em dia.

A alimentação adequada também impacta a saúde mental, influenciando desde a qualidade do sono até a função cerebral, como a produção de neurotransmissores. A serotonina e a dopamina são reguladores de humor, energia, apetite, memória e prazer.

Uma nutrição com ênfase em frutas, vegetais, grãos integrais, peixes, feijão, nozes e sementes favorece a síntese das substâncias químicas cerebrais que regulam as emoções e, dessa forma, contribui para a prevenção de transtornos mentais como ansiedade e depressão. Esse padrão alimentar também influencia a saúde mental ao fornecer os nutrientes essenciais para a redução de inflamações cerebrais.

O sistema imunológico depende diretamente de uma alimentação equilibrada para funcionar corretamente e vitaminas e minerais são fundamentais para fortalecer as defesas do organismo. Uma alimentação equilibrada fortalece o sistema imunológico, melhora a resposta do organismo a infecções e o desempenho físico e cognitivo do indivíduo.

Mas, a alimentação adequada não substitui tratamentos, sendo um pilar fundamental para prevenir, auxiliar no tratamento e promover uma mente mais saudável e resiliente, melhorando o humor, a energia e a capacidade de lidar com o estresse.

Quando orientada por um nutricionista, a nutrição se torna personalizada, respeitando as necessidades individuais, o estilo de vida e as diferentes fases da vida de uma pessoa. Dessa forma, ela não apenas alimenta o corpo, mas promove saúde, equilíbrio e qualidade de vida de forma integral.

Se você deseja atuar de forma transformadora na vida das pessoas, promovendo saúde por meio da alimentação, venha estudar Nutrição na Serra Dourada e prepare-se para fazer a diferença na sociedade.



Giovanna Bruzzi
Giovanna Bruzzi