Social

Outubro Rosa Pet: combate ao câncer de mama em animais

9 de outubro de 2024

Última atualização: 9 de outubro de 2024

2 min

Outubro Rosa Pet: combate ao câncer de mama em animais

Em alusão à campanha mundial de conscientização sobre o câncer de mama, a Faculdade Serra Dourada de Lorena lança o Outubro Rosa Pet.

O que é?

O Outubro Rosa é uma ação que a Faculdade Serra Dourada iniciou com o intuito de alertar sobre a importância da prevenção do câncer de mama em animais de estimação, especialmente em cadelas e gatas.

A professora e médica veterinária Aline Oliveira reforça que, assim como em humanos, a detecção precoce da doença nos pets é crucial para garantir um tratamento eficaz e melhores chances de recuperação.


“O câncer de mama em animais pode ser silencioso, mas é mais comum do que muitos imaginam. Entre os principais sintomas, estão o surgimento de nódulos na região das mamas, alterações no tamanho ou forma da glândula mamária, e a presença de secreções anormais. Quanto antes essas alterações forem identificadas, maiores são as chances de um tratamento menos invasivo e de uma recuperação total”, explica.


Durante todo o mês de outubro, os alunos do estágio obrigatório do Centro Veterinário da Clínica Novos Ventos realizam exames de mama nos pets, visando identificar de forma precoce qualquer alteração anatômica nas glândulas mamárias.

As consultas para a realização da avaliação não terão custo para os tutores, sendo cobrados apenas os exames complementares, se necessários.


A iniciativa está aberta a toda a comunidade, e a professora Aline destaca que a participação é fundamental para difundir o conhecimento sobre o câncer de mama em animais.

"Além de trazer mais segurança aos tutores, o Outubro Rosa Pet busca conscientizar sobre os cuidados preventivos que podem salvar vidas. A castração precoce, por exemplo, é um dos fatores que diminuem significativamente os riscos de câncer de mama em fêmeas", afirma.


Como participar

Para que os animais possam ser avaliados, é necessário agendamento prévio por meio do telefone (12) 99602-6980.

Os atendimentos acontecem de segunda a quinta de 8h às 12h e das 13h às 17h e às sextas-feiras, de 8h às 12h.


Juliana Pronunciati

Serra Dourada