Educação

Como fazer a gestão do tempo e ser um profissional mais eficiente? Confira 8 dicas!

4 de agosto de 2023

Última atualização: 26 de janeiro de 2024

6 min

Como fazer a gestão do tempo e ser um profissional mais eficiente? Confira 8 dicas!

Você sabia que uma das habilidades importantes para o seu crescimento profissional é a gestão de tempo? Saber como administrar o relógio permite que você cumpra suas atividades e ainda traz ganhos para sua saúde mental.

Isso porque você se organiza para dar conta de todos os compromissos, evitando cobranças, prejuízos financeiros para a empresa ou comprometendo o trabalho de outras pessoas da equipe.

Aliás, saber gerir o tempo é importante também para quem é empreendedor, afinal há uma série de prazos que precisam ser respeitados, seja em relação a pagamentos, compra de produtos, entre outras situações.

Quer se preparar para ter uma carreira de sucesso? Então, precisa colocar em prática as 8 dicas que listamos a seguir para fazer a gestão do tempo e ser mais eficiente. Acompanhe!

1. Tome cuidado com pequenas distrações

É comum termos a sensação de que as horas estão passando mais rápido e de que o tempo é curto para realizar todas as tarefas. Mas será que você está usando seus minutos com sabedoria?

Claro que ninguém vai trabalhar sem parar assim que chega no escritório ou que liga o computador no home office. Mas, às vezes, sem perceber, gastamos um tempo precioso com distrações.

Quer um exemplo? O celular! Apesar de o aparelho ser um aliado em nossas atividades profissionais, há diversos aplicativos que podem nos distrair. Por isso, a dica é se policiar quanto ao uso do smartphone no trabalho.

Além do celular, é preciso tomar cuidado com aquela hora em que paramos para conversar com os colegas sobre assuntos que não são do trabalho. Bater papo é gostoso e faz parte do ambiente organizacional, porém o perigo é abusar desses momentos.

2. Defina as prioridades

Para fazer a gestão do tempo, é imprescindível estabelecer quais são seus compromissos diários e semanais, analisando quais são as prioridades. Dessa forma, você tem uma visão geral das atividades e se organiza para realizar, em primeiro lugar, o que é mais importante.

Assim, fica com a mente mais tranquila por ter terminado algo urgente do dia e se dedica melhor para as outras tarefas. Em outras palavras: você deixa o estresse e a ansiedade de lado e pode aumentar sua produtividade.

3. Trabalhe em grupo

Muitos profissionais preferem centralizar diferentes tarefas, pois pensam que, desse modo, podem fazer um trabalho melhor. Contudo, ficar sobrecarregado pode comprometer seu desempenho.

Então, sempre que possível, trabalhe em equipe: é uma maneira de distribuir as atividades, trocar ideias, receber ajuda em caso de alguma dificuldade e ganhar tempo no trabalho, pois você deixa de ser o único responsável por determinada tarefa.

4. Seja organizado

A gestão do tempo é uma habilidade que está lado a lado com a organização. Por exemplo: se você mantém sua mesa, gavetas e armários do trabalho bagunçados pode ter mais dificuldade para encontrar um documento ou qualquer outro material, concorda?

Por isso, a dica é colocar a organização em primeiro lugar, seja das suas pastas, papéis e materiais, seja os arquivos do computador.

Com isso, você encontra facilmente tudo o que precisa, além de ter uma sensação de bem-estar ao ver as coisas no seu devido lugar.

Saiba ainda que a questão da organização pode fazer a diferença na produtividade para quem trabalha no home office. É preciso ter um lugar reservado para as atividades profissionais, a fim de manter seus equipamentos, documentos e materiais do trabalho sempre em ordem.

5. Conte com a tecnologia

A tecnologia é a grande aliada para você administrar melhor seu tempo. Por isso, não deixe de contar com agendas digitais, como o Google Agenda, ou aplicativos gerenciadores de tarefas, como o Trello.

São ferramentas que podem enviar lembretes sobre compromissos e reuniões ou ainda apresentar como está seu fluxo de trabalho, permitindo que você se organize melhor para realizar suas atividades e definir prioridades.

6. Saiba dizer não

Manter um bom relacionamento interpessoal é um aspecto fundamental para ter um clima organizacional saudável. Logo, você precisa ser gentil com gestores e colegas.

Entretanto, muitas vezes, é preciso dizer não para não atrapalhar o seu fluxo de trabalho. Imagine que você está concentrado em um projeto e precisa parar tudo para ouvir o que o colega tem a dizer? As ideias podem se perder e você gasta um tempo importante para ter foco novamente.

Então, se você estiver concentrado no trabalho, sobrecarregado ou ainda tentando resolver alguma pendência importante e alguém pedir sua atenção, seja educado e diga não. Mas é claro que você pode explicar a situação e dizer que está disponível no final do dia, por exemplo.

7. Faça pausas

Quer melhorar seu rendimento no trabalho? Estabeleça pequenas pausas! Pode parecer contraditório, não é mesmo? Mas você pode definir alguns intervalos ao longo do expediente, de cerca de 10 minutos, para se levantar, tomar água, café e até dar aquela espiada no celular.

Com essas paradas, você consegue relaxar um pouco e voltar mais motivado para continuar seu trabalho. Mas o importante aqui é cumprir o tempo estabelecido para as pausas.

8. Respeite o horário de descanso

Não é raro levarmos trabalho para casa. Mas, apesar de essa atitude dar uma sensação de alívio, pois você volta no dia seguinte com algumas tarefas cumpridas, deixe esse hábito de lado.

Para ter eficiência no trabalho, é fundamental cuidar de você, respeitando o tempo em casa para descansar, ficar com a família, descontrair com os amigos ou se exercitar.

Assim, você fica longe das atividades profissionais uma parte do dia e pode dormir melhor, ou seja, acorda com as baterias recarregadas para mais um expediente de trabalho. Tem, portanto, mais disposição, o que melhora seu rendimento.

Com pequenas atitudes na sua rotina, é possível fazer a gestão do tempo, trabalhar com mais agilidade e ainda cuidar da sua saúde mental, evitando a ansiedade e o estresse.

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Fonte: Rede de Carreiras

Referências:

Gestão do tempo como apoio ao planejamento estratégico pessoal

Gerenciamento de tempo em adultos: método, técnicas e aplicações


Giovanna Guimarães

Serra Dourada

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